segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Paixão: Rugby – Parte 2

(A primeira parte do post está aqui!)

Não é difícil entender o jogo de Rugby, vejam só, existem 4 maneiras de marcar pontos:
- TRY: vale 5 pontos e é marcado colocando-se a bola na área chamada in-goal. Bem semelhante ao futebol americano nesta parte.

- CONVERSÃO: após obtido um try a equipe beneficiada com os 5 pontos tem o direito de chutar a bola para o up-right. Se convertido, o chute rende mais 2 pontos para a equipe.

- PENALTY KICK: no caso de faltas graves é marcado o penalty. O time beneficiado com a marcação pode cobrá-lo de três maneiras diferentes:
1) reiniciando o jogo (após a equipe infratora recuar 10 metros);
2) chutando a bola para fora do campo (com a vantagem da cobrança lateral);
3) optar por um penal kick. Neste caso a bola é colocada no local da infração e chutada em direção ao up-right. Se convertido, a equipe ganha 3 pontos.

- DROP GOAL: a qualquer momento da partida um jogador pode chutar a bola para o up-right. A única exigência é que a bola esteja originalmente nas mãos do chutador e que a mesma toque o solo antes de ser chutada.

Clica que aumenta!

Outras regras são importantes no Rugby. Uma delas é a regra da não permissão do passe para frente e a outra é o conquista dinâmica de área no campo.

Algo interessante no Rugby é que os jogadores não podem falar, discutir e jamais insultar os árbitros. Somente os capitães podem se dirigir ao árbitro, que pode punir um jogador e/ou o time caso tal regra seja desrespeitada. Existem dois tipos de cartões; o vermelho (expulsão) e o amarelo (expulsão temporária dez minutos).

No Rugby também existem faltas!
- FORWARD PASS: correr para frente e passar a bola para trás com as mãos. É a mais básica. Caso ocorra esta penalidade, há a formação de um scrum no local da infração.

Clica que aumenta!

- KNOCK ON: se ao receber a bola o jogador deixar cair ela pra frente, isto considera-se como falta, ocasionando a cobrança de penalidade em favor do time adversário.

- IMPEDIMENTO: Um jogador está em impedimento quando ele esta adiantando em relação ao companheiro de equipe que está com a posse da bola.

Sempre me perguntam o que são aqueles aglomerados em volta da bola, é hora de entendê-los!

As jogadas:

- O TACKLE: É a defesa básica do jogo. O tackle é a ação pela qual o jogador portando a bola é derrubado pelo oponente. (obs: tacklear um jogador que não está em posse da bola é falta grave.) Considera-se jogador tackleado aquele que tiver pelo menos um dos joelhos em contato com o chão. Após o tackle o jogador não pode passar a bola nem segurá-la, tendo de deixá-la para que outro jogador, da sua ou da equipe adversária, possa continuar com o jogo.

Clica que aumenta!

- O SCRUM: Acontece na disputa pela bola em casos de penalidades ou faltas. É normalmente formado por 8 jogadores (3 linhas de jogadores, sendo 3 na primeira, 4 na segunda e 1 na terceira). A bola é jogada no meio do "túnel" do scrum pelo Half Scrum do time lesado pela penalidade pela esquerda do seu time. Neste momento um time tenta empurrar o outro até a bola sair entre as pernas dos jogadores e continuar o jogo. A bola não pode sair pelo túnel e a formação não pode cair nem girar mais de 90º sob pena de ter de repetir o scrum ou inclusive inverter a posse da bola a critério do juiz.

Clica que aumenta!

- O MAUL: Acontece em jogo quando um jogador entra em contato com o opositor e é segurado, sem largar a bola e sem cair no chaõ. Nestes casos outros jogadores entram em contato de ambos lados, uns para proteger a posse da bola e os outros para tentar obter a bola. Quando o jogador, ou jogadores no maul caem no chão, o mesmo transforma-se em outra formação chamada de ruck.

- O RUCK: Acontece para disputar a bola que está parada no chão (possivelmente deixada pelo jogador que foi tackleado) sem que o jogo precise parar. Neste caso, a bola tem de sair sem ser tocada pelas mãos como no scrum, com o auxílio dos pés dos jogadores. Após a bola ter passado pelo último jogador na formação, ela é retirada por um jogador que coloca a mesma em jogo novamente.

Isso é só um resuminho pra motivar vocês a curtirem esse esporte fantástico! Vou fazer outro post só de imagens pra vocês saberem bem como é!

Atualmente, a ESPN é um dos melhores canais para se assistir os jogos aqui no Brasil! Procurem sobre, vale a pena! E torçam pra Nova Zelândia! Hahahah!

Todos os créditos da postagem estão aqui!
E algumas imagens são da BBC! Tnks!

Beijos, Carol C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário