quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Paixão: Rugby - Parte 1

(Pra falar BEM de Rugby eu levaria mil posts, então fiz resumão em apenas 2. Este é o primeiro!)

Vocês já viram a propaganda da Topper sobre o Rugby brasileiro?



Muito bem bolada, né? Então, eu sou muito mais à favor do Rugby do que do futebol, por isso vim mostrar um pouco desse esporte pra vocês! =)

É um esporte coletivo, de intenso contato físico, e que possui características tanto do futebol americano, como do futebol mesmo. Hoje, ele é o segundo desporto de equipes mais popular no mundo! É muito popular em países como a Inglaterra, a Nova Zelândia(♥), Austrália, Argentina, África do Sul, EUA, Alemanha, Portugal, Espanha, Japão, etc, etc, etc... A versão mais popular do jogo é o Rugby Union.

O campo do Rugby é semelhante às dimensões do campo de futebol. A área de jogo é constituída pelo campo, pelos in-goals (área retangular atrás dos postes em forma de H, que são chamados de "up-rights") e é cercada por uma área de segurança. As marcações devem ser claras e manter sua nitidez e limite até o término do jogo, porque é a partir delas que se são as pontuações.

Clica que aumenta!

O material necessário para o jogo consiste em uma bola inflável de formato oval, calções e camisas de materiais leves e resistentes, meiões e chuteiras. Alguns jogadores de posições específicas utilizam faixas para proteger as orelhas de escoriações e cortes. Também é usual a utilização de protetores bucais, denominados mouth-guards.

Clica que aumenta!

As partidas são divididas em duas partes de quarenta minutos e o objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos. As equipes são formadas por 15 jogadores com posições diferentes. As posições de jogo, diferente do futebol ou outros esportes, são mesmo definidas pelos números nas camisetas. Somente os reservas entram com números diferentes que vão do 16 em diante.

Funções:
- Backs (7 jogadores): são responsáveis pelo jogo mais aberto. Ocupam bastante espaço e usam a velocidade nas corridas e passes longos para vencer a linha de defesa adversária.
- Forwards (8 jogadores): jogam mais unidos. São responsáveis pela recuperação da posse de bola quando um jogador vai ao chão (ruck) ou não é derrubado (maul). Além disso, são os forwards que disputam as formações fixas (scrum e lineout).

Posições:
Dos forwards existem os:
1 e 3) Pilares: muito fortes e resistentes;
2) Hooker: maior habilidade entre os forwards;
4 e 5) Segundas-linhas: depende deles ganhar a posse de bola nos lineouts.
6 e 7) Terceiras-linhas: devem estar no ponto de explosão para defender ou ganhar uma bola solta.
8) Oitavo (Number eight): Sua velocidade é essencial. Não só deve empurrar no scrum, mas também deve estar pronto para cobrir o campo todo.
Já nos backs, temos:
9)Half-scrum: Sua principal tarefa é obter a bola de seus forwards e enviá-la aos backs, com a máxima velocidade e precisão.
10) Abertura (Fly-half): É o comandante da equipe. Atua como um chefe e determina as situações de jogo, tendo em vista que é ele quem toma as decisões fundametais do jogo: se deve chutar ou passar, pôr a equipe na defensiva ou lançá-la ao ataque ou onde e quando e como deve realizar um chute.
12 e 13) Primeiro centro e Segundo centro: Constituem a parte central da linha de backs. Devem ser ótimos passadores pois a bola deve passar em suas mãos para chegar aos pontas.
11 e 14) Ponta esquerdo e Ponta direito: São os que geralmente marcam os tries.
15) Fullback: É um jogador frio que possui reflexos rápidos.

Clica que aumenta!


E aí, interessou?

Beijos, Carol C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário