Eco Friendly


Por que ler esta página?
Temos certeza que muitos vão ignorar esta página por achar que é “mais uma chatice daqueles que pensam que podem mudar o mundo”. Então temos uma proposta pra você, e isso não vai levar nem 5 minutos. Se quiser, leia somente os dados dessa postagem. São apenas linhas. Depois disso, nos responda, o que você ainda pensa sobre tentar ajudar o mundo?

No mundo inteiro um assunto que está sempre em evidência é a natureza. E não é por menos, estamos acabando com o mundo em que vivemos, e não damos a mínima pra isso!
Muitas vezes é preciso um grande empurrão para entender a gravidade da situação. Aqui na turma do blog, a responsável por esse empurrão foi Sara. Antes de conhecê-la na faculdade, nós nem nos importávamos com jogar lixo no chão, ou reciclar. E como convivência gera influência com o tempo aprendemos que é preciso fazer algo para ajudar, porque pequenas mudanças podem ser muito significativas.
Por isso, decidimos manter uma página fixa aqui no blog de conscientização e uma tag de eco friendly, ou seja, atitudes que vão nos tornar amigos da natureza! :)

Antes de tudo, vamos ver uns dados de como o nosso planeta anda sofrendo.
Dados:

1) Lixo
- A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.
- Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.
- Em torno de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário. A fermentação produz dois produtos: o chorume e o gás metano.
- Menos de 3% do lixo vai para as usinas  de compostagem(adubo).
- Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado!!!

2) Água
- Aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio.
- Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano, e somente 0,31% não estão concentrados nos pólos na forma de gelo. Resumindo: de toda a água na superfície da terra menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água fresca pronta para consumo.
- A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para necessidades básicas. Segundo dados estatísticos existem hoje 1,1 bilhão de pessoas praticamente sem acesso à água doce. Estas mesmas estatísticas projetam o caos em pouco mais de 40 anos, quando a população atingir a cifra de 10 bilhões de indivíduos.
- 80% das enfermidades no mundo são contraídas por causa da água poluída.
- O preço médio da água encanada no mundo é de US$ 1,80 por m3.

3) Natureza
- Apenas 1,1% de todos os funcionários públicos municipais do país dedica-se à preservação ambiental.
-1.224 municípios brasileiros (22% do total) informaram a ocorrência freqüente de poluição do ar. Neles residem 85 milhões de brasileiros.
- Em média, para cada litro de combustível consumido pelo motor de um veículo são liberado 2,5 kg de CO2 na atmosfera.
- Se ao invés de usar o carro, você escolher ir à um destino apenas 3km distante de você a pé, você evita a emissão de 360 kilos de CO2 por ano!



Dá pra assustar, não é? É por dados e imagens como estas que um dos nossos compromissos vai ser o de dar dicas, informações e principalmente motivações para que vocês também unam-se aos eco-amigos!

Empolgados? Então leiam a tag eco friendly e bem vindos!

Fontes dos dados: