sábado, 25 de dezembro de 2010

Barack Obama: transformando a política com as redes sociais.

Em meio há questionamentos sobre políticas de cotas aqui ou barbáries como agressões acolá, um sinal de transformação surge para marcar a história. Justamente em um país onde o preconceito atinge o absurdo da divisão territorial entre brancos e negros, um homem foi capaz de aliviar tamanha tensão. Em 20 de janeiro de 2009 os Estados Unidos firmou a posse do seu 44º presidente, o primeiro negro, Barack Obama. O que muitos não sabem é que Obama fez, e está fazendo, muito mais do que diminuir o preconceito contra diferenças. Um homem foi capaz de revolucionar a relação entre um país inteiro e seu governo através de redes sociais.



Desde que assumiu o governo dos Estados Unidos da América, o novo presidente ganhou a simpatia de muitos. Mesmo com uma oposição republicana massiva, conseguiu levar suas idéias democratas muito além do papel. Como conciliar interesses? Simples, usando artifícios da oposição. Barack Obama tem o apoio da família e parece fazer propaganda disso. O presidente faz o inteligente uso das novas redes sociais como forma de propaganda sobre sua vida, e especial, sua família. Em seu twitter (@BarackObama), além de informações sobre o governo, alusões à suas filhas e esposa são feitas a todo momento. Há ainda o cachorro Bo (@GoodBoyBo), que se tornou membro da família e possui até uma conta no twitter, também. Dessa forma, Obama vai conquistando atenção e admiração de muitos, inclusive de republicanos, que defendem firmemente os valores familiares.

Michelle Obama, primeira dama, também tem um papel fundamental no governo de seu marido. Depois de conquistar atenção da mídia por suas roupas (as quais todos queriam vestir iguais!) e ganhar popularidade, Michelle passou a ser figura constante nos vídeos postados no perfil da Casa Branca no site de vídeos Youtube. Em um vídeo de Natal publicado no site (http://www.youtube.com/user/whitehouse), a primeira dama teve papel fundamental ao lado de seu marido, e com muito carisma, conseguiu mais de 1000 visualizações e mais de 200 aprovações em apenas dois dias.

O site do presidente e o da própria Casa Branca foram reformulados e ganharam versões que aproximam o público do governo. Interatividade é a palavra chave. O cachorro do presidente também ganhou um blog (http://www.goodboybo.com/), onde de maneira divertida torna o tema política, e os acontecimentos da vida política americana, mais palpáveis ao público. A criação do blog foi tão positiva, que até agradecimentos em português o comandante do twitter de Bo arriscou, dizendo:
“To my new international friends: Olá! a todos meus portugueses e espanhol - amigos faladores! It' silêncio de s na casa branca hoje. Grrrr…”.
Mesmo com a tentativa confusa a admiração pelo presidente Obama só aumentou.

No facebook 17.467.505 pessoas curtiram o perfil do presidente, que contem inclusive fotos pessoais. Hoje, muitos políticos estão aproveitando as redes sociais com as mesmas intenções de Obama, mas não se pode negar que foi o mesmo quem deu impulso à onda.

Fiz esse pequeno artigo porque admiro muito o caráter do atual presidente dos Estados Unidos, e acho que os políticos deveriam usar as redes sociais com um pouco mais de cautela, não deixando tão visível que tudo o que falam é pura hipocrisia e tentativa de serem aceito. Por uma política mais Obamizada!!!

Observação: sim, sou tiete de Obama! Hahaha!

Beijos!
Carol C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário