quarta-feira, 28 de julho de 2010

Redes Sociais dão folga à imprensa!

É comum vermos declarações de artistas injuriados com as publicações da imprensa, não é mesmo? Os rumores acusando a mídia de fornecer informações falsas, boatos são freqüentes.

Entretanto, com o advento das redes sociais e a intensa participação de famosos, a imprensa parece ter ganho um aliado na busca de notícias sobre a vida desses artistas. Quem é ele? O Twitter, pessoal. O que fizeram ou pretendem fazer, fotos do dia a dia no trabalho, fotos da família, festas; encontramos tudo lá com a credibilidade que todo jornalista procura.
Vocês já devem ter observado as declarações mais comuns dos sites de fofoca.


No Twitter, William Bonner posta foto sua aos 25 anos
Jornalista contou que ainda estava no começo da carreira



Percebem a diferença que existe até mesmo nos verbos usados pelos folhetins de fofoca?

Patrícia Poeta passa férias na Eslovênia. Veja fotos!
Apresentadora do 'Fantástico' postou imagens da viagem no Twitter





As novidades fornecidas pelos protagonistas da ação servem pra diminuir a gama de informações falsas publicadas por editores de fofoca, no entanto, diminuem o papel da imprensa à medida que você mesmo pode ter acesso a essas informações se tiver um Twitter e seguir o artista de seu interesse.
Referenciado no livro Jornalismo de Tv, Nélio Horta que já foi produtor do Fantástico, do Jornal Nacional e atualmente trabalha para o Jornal da Band afirma que “Na era pré-internet, conseguir uma informação era difícil [...] A internet algemou a produção. Já vem tudo pronto.”
Você não precisa de um editor de texto. Através de sites de relacionamento, especialmente o Twitter, você pode saber sobre tudo que a pessoa publica se simplesmente segui-la. Legal né? ÉÉÉÉ, mas nem sempre é tão legal assim! Muita gente segue o monte de celebridades e eu me pergunto: o que, diabos, um ex-BBB pode dizer de tão legal? Por isso, aqui vai uma dica: não invente de seguir famosos à torto e à direita somente porque são famosos. O que tem de interessante em saber que Lya Khey (éééé, a ex BBB) foi ao salão de beleza? Poupe-se! Busque sempre informações, e babados que sirvam de alguma coisa na sua vida. Você não vai querer chegar em uma reunião com seus amigos e no meio da conversa dizer “Ai amiga, a Lia do BBB foi no Salão”.


Aproveite a acessibilidade, a liberdade que têm e adicione coisas legais de pessoas legais em sua vida! Fica a dica!

Fontes:
L. Bacellar; L. Bistane. Jornalismo de Tv. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2008. (Coleção Comunicação)
Vídeo no Youtube

Beijos, Thay Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário