domingo, 18 de julho de 2010

Apapertoyxone-se!

Oi queridos!

Tudo começou quando eu estava sexta-feira à noite em casa sem fazer nada. Resolvi então baixar um filminho(ok, um desenho) pra assistir e digitei no google: baixar filmes Disney. Eis que me aparece um link com o filme de Nemo, e logo abaixo um link para paper toys do personagem. A minha curiosidade(e falta do que fazer) me fizeram abrir o link e descobrir o mundo mágico dos paper toys! Hahahah!
Você sabe o que é um paper toy?
Antes de tudo vamos saber o que é Papercraft. É um método de construção de objetos tridimensionais a partir de papel, semelhante ao origami. A diferença entre os dois é o fato de que no papercraft a construção geralmente é feita com vários pedaços de papel, e esses pedaços são cortados com tesoura e fixados uns aos outros com cola, em vez de se suportarem individualmente. Paper toy então é apenas uma subdivisão do papercraft, onde os objetos montados são “brinquedos”.

Então, continuando, eu bobinha imprimi logo o link do Nemo e fui tentar montar. Papel, tesoura, cola e mãos á obra! Não vou dizer que não deu trabalho, e nem que ficou lindo(vide foto hahaha), mas eu me diverti muito fazendo! É mágico ver um pedaço de papel virar uma coisa tão fofinha!



No dia seguinte fiz uma pesquisa pra encontrar mais sobre essas belezinhas e encontrei muita coisa legal! Há muito, muito material na internet! Desde de paper toys dificílimos, lindos e complexos como o da Casablanca até uns simples que necessitam de 5 minutos apenas para serem montados.


Papertoy complexo!


Papertoy simples!

Olha que legal esse vídeo feito com paper toys!



Mas o que eu não achei foi o passo-a-passo de como fazer o paper toy. =( Acredite, tem algumas diquinhas que melhoram a aparência dos seus bonequinhos. Eu resolvi, então, tirar umas fotos da montagem de um Iphone 4 de papel (kkkkkkkkkkkkkkkkkk! O único jeito de eu ter um é assim!) pra mostrar pra vocês!
O link pra baixar ele ta aqui:

1) Imprima sua figura, de preferência em qualidade alta.


2) Separe tesoura, cola e durex. O durex é só pra detalhes de alguns toys, como vou falar lá na frente.



3) Recorte as figuras.



Obs: atenção! Na indicação de corte vem umas entradinhas, ignore-as! Isso mesmo!



Por que isso? Simples, é muito mais fácil trabalhar com a superfície maior do papel. Imagine se você deixar só as abinhas pra dobrar e colar, depois enche de cola e elas rasgam! Problema, né? Por isso deixe a superfície toda!

4) Separe as figuras que você recortou!



5) Depois de recortar dobre as bordas pra ficar mais fácil pra montar e colar. Importante: lembre-se que para parecer mais real as figuras não podem ser totalmente quadradas, e a diferença vai ser o jeito como você dobra o papel. Observe como eu dobrei essa parte pra dar um efeito “gordinho”.



Nas partes dos cantos que ficam redondinhas você também pode dar um pequeno corte para ajudar a dobrar legal.



Partes dobradinhas e prontas pra colar!

6) Hora de começar a colagem. Comece por onde quiser, ou achar mais fácil. Eu comecei por onde eu achei mais fácil (claro!).



7) Colando...






8) Nos acabamentos finais a coisa não é fácil! Então muito cuidado na colagem para “fechar” as figuras.



9) Prontinho!







No começo fica meio tosco assim mesmo. Hehehe Foi o meu segundo paper toy! E depois que fica bem sequinho você pode “assoprar” numa dobrinha pra ele ganhar volume e fica super legal!

Além desses, eu fiz uma camisa da seleção da Nova Zelândia (amo muito!), e pasmem, um ROBERT PATTINSON! KKKKKKKKKKK!
Olha que lindo gente!!!!!








Obs: O durex eu uso pra colar pedacinhos onde a cola deixaria estranha, como na cabeça do Rob. ;) Mas nada de muita fita, só um pedacinho pra ficar firme!

E todo mundo junto!



Olha uns links de paper toy pra ver, baixar e se apaixonar, aí embaixo:
Brinquedos de Papel
Paper Kraft
(muito bom!)
Papertoy Art (encomende o seu próprio paper toy! Paper you! Hahaha)

Beijinhos, Carol C.

Um comentário: