sábado, 24 de julho de 2010

O Conto da Ilha Desconhecida - José Saramago


Se você está querendo se iniciar nos livros do escritor português José Saramago mas não quer ir muito fundo ainda, esse é o livro indicado. Tá, falou a expert em Saramago. Tenho que admitir que esse foi o único livro dele que eu li. hehe Mas creio que estou certa. É um livrinho bem pequeno, com 62 páginas (e algumas são só figuras) e bem fácil de ler. Quer dizer, deve ser o mais fácil de ler que Saramago já conseguiu escrever. Pra quem não sabe, ele tem um jeito bem próprio de escrever; objetivo, incessante. Os diálogos não são marcados por travessões, e sim por vírgulas. Apesar disso (ou talvez por isso) a leitura flui rapidamente, sem pausas. Também não é polêmico com outros livros do autor.

A história é bem simples. Um homem vai até o rei pedir um barco para descobrir a Ilha Desconhecida, mas tem que enfrentar a descrença de todos, que afirmam não existir tal coisa como uma ilha ainda não descoberta. Gostei muito do final, onde Saramago nos presenteia com uma metáfora. Ou pelo menos, eu entendi assim.

"Que ilha desconhecida, perguntou o rei disfarçando o riso, como se estivesse na sua frente um louco varrido, dos que tem a mania das navegações, a quem não seria bom contrariar logo de entrada, A ilha desconhecida, repetiu o homem, Desparate, já não há ilhas desconhecidas, Quem foi que te disse, rei, que já não há ilhas desconhecidas, Estão todas nos mapas, Nos mapas só estão as ilhas conhecidas, E que ilha desconhecida é essa de que queres ir à procura, Se eu to pudesse dizer, então não seria desconhecida, A quem ouviste tu falar dela, perguntou o rei, agora mais sério, A ninguém, Nesse caso, por que teimas em dizer que ela existe, Simplesmente porque é impossível que não exista uma ilha desconhecida."

Beijos, Sara Brito.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acho este conto,ainda que aparentemente simples,de uma profundidade tal e qual outras obras do autor.A História é cheia de metáforas e críticas.Nela,Saramago vai tecendo,magistralmente,uma reflexão sobre as ambições e frustrações humanas.José Saramago é um gênio!Sou um leitor compulsivo de seus livros.Já li "o homem duplicado","Caim","o conto da ilha desconhecida".Estou lendo: "As pequenas Memórias".Na fila:"as intermitências da morte","ensaio sobre a cegueira" e "o evangelho segundo Jesus Cristo".Adoro esse escritor e recomendo!!!

    ResponderExcluir