sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Evitando o mau uso do twitter!

Em 2010 o Twitter se tornou fenômeno (#ronaldinhofeelings) mundial e passou a ser parte muito constante em nossas vidas.

Em textos de até 140 caracteres, aprendemos a contar “What’s happening?” (O que está acontecendo?) em nossas vidas e no mundo, e acabamos nos viciando nessa ferramenta que é sensacional.

O problema desse novo vício é que as pessoas estão começando a fazer um mau uso do Twitter. Com mau uso eu quero dizer, um uso inadequado, que pode te deixar com imagem de pessoa mal-educada. Listei aqui 5 deslizes básicos(mesmo!) que são muito, muito comuns, e que podem ser incomodo aos seus seguidores.

1) Retwittar os seus replys

Ok, no Twitter você pode dizer o que quiser e te segue quem quer. Mas há necessidade de retwittar tudo o que é direcionado pra você?
Exemplo 1:
“@fulano: vamos pra festa @cicrano?”
“@cicrano: @fulano tô nessa! Te pego às 9h!”
“@fulano: RT @cicrano: @fulano tô nessa! Te pego às 9h!”

Exemplo 2:

“@fulano: RT @cicrano: O @fulano é a pessoa que eu mais amo na vida!”

OI? Gente, vamos ter o bom senso de perceber que se seu seguidor quiser saber o que o seu amigo pensa, ele vai seguir o seu amigo também, não só você! E o pior é quem segue os dois e tem a timeline lotada por twitts repitidos!

2) Twittar links imensos
Muitas vezes queremos twittar um link e só copiamos e colamos. Resultado? Destaques imensos para links que confundem a mensagem anterior, ou posterior, que se quer passar.
Exemplo:
“@fulano: olha que legal galera! http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/01/suspeito-de-fugir-do-alemao-e-preso-na-cidade-de-deus-no-rj-diz-policia.html”

Contra tal problema temos o simples, bom e rápido Tinyurl!
Quer ver? Olha como o exemplo fica:
“@fulano: olha que legal galera! http://tinyurl.com/4rox4cp”

3) Colocar hashtag em muitas palavras
#Preciso #explicar #esse #galera? Poluição visual, né?

Exemplo (clica que aumenta!)


4) Fazer comentários impróprios
Comentários podem ser interpretados como preconceituosos, elitistas, homofóbicos, xenófobos, etc, mesmo que não se tenha a intenção de. Uma ironia pode resultar em uma discórdia imensa.
É bom ficar atento ao tipo de comentário que se faz a fim de se evitar absurdos como o caso do twitt de Mayara Petruso que causou enorme indignação. A infeliz soltou o comentário: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”. O caso teve repercursão enorme, inclusive com a exclusão da conta de Mayara.

Exemplo (clica que aumenta!)



5) Abusar da intimidade
Cada um usa o twitter da forma que quiser. Se você quer informar notícias, divulgar algo ou apenas falar da sua vida, GO FOR IT! Mas lembre-se, todo exagero pode ser prejudicial. O mau uso das redes sociais como Orkut, Twitter e Facebook revela hábitos, crenças pessoais e até a própria intimidade. Ninguém precisa saber a hora que você vai fazer suas necessidades, né?

Exemplo (clica que aumenta!)


Não quero causar polêmica com esse post, muito menos condenar ninguém! Se você faz isso, ok. Duvido muito que a equipe @wwby também não tenha cometido qualquer destes deslizes! O segundo então, já é praxe! Hahaha! Mas é tempo de repensar tais coisas e começar a perceber como alguns deles tem haver com educação, e principalmente bom senso, não é mesmo?

Obs': Follow us: @wwby @thayannesales @sarapbrito @caroolcaminha
Obs'': Créditos aos flagras do twitter do Brogui!


Beijinhos, @caroolcaminha !

Nenhum comentário:

Postar um comentário