quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O absurdo do aumento das passagens

Ano novo, presidente nova, já costumes, não tão novos assim. No primeiro mês do ano já surge uma bomba pra tirar o humor de qualquer brasileiro comum: o aumento das passagens. Já não bastasse a quantidade de impostos que pagamos, o transporte público aparece com preços absurdos e serviços péssimos. Devemos aceitar tamanha falta de respeito?

O aumento nas tarifas de ônibus, metrô e trem do Recife e Região Metropolitana foi de 8,66%! Segue uma tabela da mudança de preços ocorrida:

Fonte: Folha de Pernambuco online

O aumento seria aceito sem reclamações se o serviço de transporte do Recife fosse bom, e se a população soubesse que o aumento veio para melhorias, mas não é o que acontece. Antigos reajustes já vieram, e nada mudou. Já foram encontradas até baratas dentro dos ônibus da rede Borborema, por exemplo. È uma falta de cuidado extrema. Mas o pior problema está na falta de ônibus em algumas linhas, o que causa demora, e pior, lotação extrema.

Quem freqüenta a Universidade Federal de Pernambuco sabe bem disso. Enquanto o CDU/ Caxangá Boa Viagem passa a cada minuto, o Candeias/Dois Irmãos (CDU) pode demorar 50 minutos. O ônibus já foi apelidado de “a lenda” por freqüentadores do mesmo. Já o Rio doce/ CDU, apesar de não ser tão demorado, enfrenta lotações máximas todas as manhãs. Estudantes reclamam de viajar 1 hora e meia em pé, e ainda, apertados. Os ônibus das linhas de integração chegam a ser castigo! A linha Barro/Macaxeira e Barro/Prazeres é absurdamente lotada!


E as passagens continuam subindo. A União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe) junto a UNE e aos diretórios centrais de estudantes da Unicap, da UFPE e UFRPE, começou um protesto contra o ocorrido. O lema? "Se a passagem não baixar, o Recife vai parar". Apesar do nome se referir ao pedido de regulação dos preços, os estudantes pretendem não apenas evitar o aumento, mas exigir melhorias na qualidade do transporte público.

Fevereiro está por aí e nada vai mudar. Durante o ano precisamos mostrar nossa indignação e não deixar as coisas como estão. Vamos lotar a caixa de emails das empresas com reclamações, fazer ligações, denúncias ao NETV, e tudo o que estiver ao alcance.
Não dá pra ficar parado, em pé, e no ônibus lotado, né?

EMTU
Emails
Telefones: 0800.0810158, das 7h às 19h, de domingo a domingo.

BORBOREMA
E-mail: arthurshwambach@borborema.com.br
Fone: 2127.4870/ 3341.3703

RODOVIÁRIA CAXANGÁ
E-mail: sac@rodoviariacaxanga.com.br
Fone: 3366.4882

CIDADE DO RECIFE TRANSPORTE S/A - CRT
E-mail: Alexandre@rme.com.br
Fone: 3453.8000 / 3525.7500

EMPRESA METROPOLITANA
E-mail: sac@emetropolitana.com.br
Fone / Fax: 2138.6408 /2138.6400/2138.6436/ 3455.5437

VIAÇÃO MIRIM
E-mail: vmlmirim@hotlink.com.br (Sandra Cristina)
Fone / Fax: 3251.2880

ROD. METROPOLITANA – RME
E-mail: Alexandre@rme.com.br
Fone: 3525.0736 / 7500

EXPRESSO VERA CRUZ LTDA - VRC
E-mail: eduardo.tude@adtsa.com.br
Fone: 2101.9000

Beijos, Carol C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário