terça-feira, 3 de agosto de 2010

Hora de reciclar: Pilhas!



Quem tem mouse sem fio, máquina fotográfica de pilha, jogos eletrônicos e utensílios que não funcionam com eletricidade, sabe o problema que é a quantidade de pilhas usadas que se acumulam com o tempo.
Aqui na minha residência(hehe) não era diferente, e depois de 6 meses acumulando tínhamos um potinho de maionese cheio de pilhas e baterias velhas.
Depois de ver uma matéria sobre o estrago que as mesmas fazem na natureza, não pensei duas vezes e fui procurar um meio ecológico pra reciclar esses acessórios e assim descobri muita coisa!

Você sabia, por exemplo, que uma pilha pequena pode contaminar 20.000 litros de água? É MUITA COISA! Pilhas e baterias são tão poluentes que levam de 100 a 500 ANOS para serem absorvidas pela natureza. São hipoteticamente 5 gerações suas vendo a pilha estragar o meio ambiente!
O que acontece é que existem os chamados “resíduos especiais”, que por serem nocivos ao meio ambiente e também à saúde devem ser tratados como “lixo especial”. Esse lixo especial possui substâncias tóxicas, de efeito cumulativo como cádmio, chumbo e mercúrio, que uma vez presentes no organismo não podem ser eliminados, causando lesões sérias. Contaminam o solo, lençóis freáticos, plantações, animais e pessoas. Não é só uma questão de salvar as árvores, o ar e a água, a nossa saúde e bem estar também entram no jogo!
De fato, existem alguns tipos de pilhas podem ser descartadas com o restante do lixo, são elas:

- pilha comuns e alcalinas usadas em brinquedos, lanternas, etc.
- as de níquel-metal-hidreto (NiMH) usadas em celulares, telefones sem fio, notebooks.
- pilhas de íons de Lítio usadas também em celulares.
- as de zinco usadas em aparelhos auditivos.
- as de Lítio usadas em calculadoras, relógios, filmadoras, etc.
- pilhas em miniatura usadas em relógios, agendas eletrônicas...

Mas vamos levar pelo lado de que reciclar é MUITO mais ecológico e legal! Como as pilhas e baterias de Chumbo, Níquel Cádmio e que contenham Mercúrio não podem ir para o lixo comum, por que não reciclar as outras também?

Então vamos a parte prática: onde jogar as pilhas e baterias?
Pilhas: Ponha num saco plástico, feche bem, e leve à caixa de coleta.
Baterias - de celular e outras: Pela legislação, as lojas que vendem o aparelho são obrigadas a receber a bateria descarregada.
Existem cidades em que elas são recolhidas em Universidade, nos postos de gasolina, lojas de celular, supermercados e até papelarias, como o MEC.



Fiz uma lista de locais que recolhem pilas em PERNAMBUCO, mas alguns dos pontos existem também em outras cidades. E não deixe de procurar onde há mais postos de coleta na sua região!
Programa Papa-pilhas: todas as agências do banco Real recebem pilhas e baterias portáteis, carregadores e aparelhos de celular
Colégio Apoio: Recebe pilhas e baterias.
Colégio Boa Viagem: Recebe pilhas e baterias.
Amape: recebe nos coletores no bairro de Casa Amarela e encaminha ao Papa-Pilha.
Claro: Lojas e autorizadas recebem baterias e aparelhos de qualquer fabricante
Oi: As lojas recebem baterias de telefones móveis e fixos sem fio, celulares e acessórios
Tim: Lojas e autorizadas recebem pilhas, baterias, celulares e acessórios
Vivo: Lojas e revendas exclusivas recebem celulares, acessórios e baterias
Pontos de Coleta SIEMENS: Alport Teleinformática Ltda - Piedade- Jaboatão dos Guararapes
Supermercados Extra: Se o Extra mais perto de sua casa ainda não tiver o coletor apropriado, avise ao SAC da empresa, 0800-7732732, e eles providenciarão.

Obs: O programa de Papa-pilhas do Banco real é muiiiiiiito legal, deixo aqui umas informações sobre ele pra vocês! Fonte: Banco Real


As etapas do programa
O Papa-Pilhas foi lançado em dezembro de 2006. Inicialmente, foi implantado em três cidades: Campinas (SP), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS). Esses municípios foram escolhidos segundo critérios de população, participação no PIB nacional e número de agências bancárias que temos nessas localidades.
Nos primeiros seis meses, foram coletadas 12 toneladas de pilhas e baterias usadas. A partir de julho de 2007, o programa começou a ser expandido para todas as capitais brasileiras e em municípios no Estado de São Paulo.
Até 2010, a expectativa é que sejam envolvidos os 479 municípios onde mantemos postos de atendimento ao público, em todo o país. Então, esperamos disponibilizar a coleta para 1 milhão de pessoas.
Onde estão os postos do Papa-Pilhas
Os coletores do Papa-Pilhas estão presentes nas agências do Banco Real.
Encontre a agência mais próxima de você. Entre em contato para confirmar se ela já tem o coletor Papa-Pilhas e leve até lá as pilhas e baterias usadas em sua casa ou escritório.
Materiais coletados
O Papa-Pilhas recolhe todo tipo de pilhas e baterias usadas em lanternas, rádios, controles remotos, relógios, celulares, telefones sem fio, laptops, câmeras digitais e outros aparelhos portáteis.
Lembre-se: como determinado pela legislação ambiental, pilhas e baterias com peso superior a 500 gramas ou dimensões maiores que 5 cm x 8 cm devem ser devolvidas ao local da compra ou encaminhadas diretamente ao fabricante. O mesmo deve ser feito com baterias de chumbo ácido de qualquer tamanho, usadas em motocicletas, alarmes, celulares rurais e automóveis.
Como é feita a reciclagem
As pilhas e baterias são desencapadas e seus metais queimados em fornos industriais de alta temperatura, dotados de filtros que impedem a emissão de gases poluentes.
Nesse processo são obtidos sais e óxidos metálicos, que são utilizados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmicas e química em geral, sem riscos às pessoas e ao ambiente.
Dicas sobre o uso correto de pilhas e baterias
- Colocar pilhas na geladeira não aumenta a carga, ao contrário, quando expostas ao frio ou calor o desempenho pode piorar.
- Na hora de trocá-las em um equipamento, substitua todas ao mesmo tempo.
- Retire-as se o aparelho for ficar um longo tempo sem uso, pois podem vazar.
- Não misture pilhas diferentes (alcalinas e comuns; novas e usadas). Isso prejudica o desempenho e a durabilidade.
- Prefira as pilhas e baterias recarregáveis ou alcalinas. Apesar de custarem um pouco mais, têm maior durabilidade.
- Guarde as pilhas em local seco e em temperatura ambiente.
- Nunca guarde pilhas e baterias junto com brinquedos, alimentos ou remédios.
- Não exponha pilhas e baterias ao calor excessivo ou à umidade. Elas podem vazar ou explodir.
- Pelas mesmas razões, não as incinere e, em hipótese alguma, tente abri-las.
- Nunca descarte pilhas e baterias no meio ambiente e não deixe que elas se transformem em brinquedo de crianças.
- Evite comprar aparelhos portáteis com baterias embutidas não removíveis.
- Compre sempre produtos originais. Não use pilhas e baterias piratas.

( Ajudinha do post foi em: http://www.baudalola.com/Natureza.htm )

Beijinhos e vamos reciclar, Caról C.

Um comentário:

  1. Ai, amiga, adorei!! Esse dias eu até tava pensando nesse negócio de reciclagem de pilhas porque vi um papa-pilhas do banco real. Agora eu sei pra onde minhas pilhas usadas irão! haha
    xx

    ResponderExcluir